9 meses morando na capital de Moçambique. Já é tarde demais pra falar sobre minha experiência ou cedo demais pra uma opinião definitiva?
Não que eu não tenha falado sobre isso. Pelo contrário! Instagram , Youtube e todas as outras redes que tenho presença, acabo falando muito sobre a minha primeira experiência estabelecida fora do Brasil. E que lugar pra ser a primeira de todas, né?
Nos mudamos de mala e cuia pra cá. Minha primeira vez em África. Acho que não teria lugar melhor pra começar
Mas, calma! Vou situar quem não sabe muito sobre a cidade de Maputo.
Maputo é a capital e a maior cidade de Moçambique. Localizada próximo ao extremo sul do país, está a apenas 120 quilômetros das fronteiras com Eswatini e África do Sul. Com uma população de 1.088.449 habitantes (segundo dados de 2017), espalhada por uma área de 347,69 km², Maputo é uma cidade cuja área metropolitana inclui a vizinha cidade de Matola, somando um total de 2.717.437 habitantes.
A cidade portuária tem sua economia centrada no comércio, enquanto sua rica cena cultural e arquitetura eclética a tornam verdadeiramente especial. Maputo, conhecida como Lourenço Marques até 1976, situa-se em uma ampla baía natural no Oceano Índico, onde os rios Tembe, Mbuluzi, Matola e Infulene se encontram.
A cidade é muito cosmopolita, com a presença de línguas e culturas Bantu, Portuguesa, Árabe, Indiana e Chinesa. Sua história remonta a uma vila de pescadores estabelecida pelos antigos povos Tsonga. O nome Lourenço Marques foi dado à cidade em homenagem ao navegador que explorou a região em 1544, mas seu nascimento moderno se deu com a construção de um forte português no local em 1781. A partir de 1850, uma cidade começou a surgir ao redor do forte, e em 1877 ela foi elevada ao status de cidade. Em 1898, a colônia de Moçambique Português mudou sua capital para lá. No final do século XIX e início do século XX, Lourenço Marques cresceu tanto em população quanto em desenvolvimento econômico como uma cidade portuária. Com a independência de Moçambique em 1975, a cidade se tornou a capital do país e foi dado o nome de "Maputo".