Como é morar em Maputo, Moçambique?

um pouco da minha experiência morando em África.

4/4/2024

9 meses morando na capital de Moçambique. Já é tarde demais pra falar sobre minha experiência ou cedo demais pra uma opinião definitiva?

Não que eu não tenha falado sobre isso. Pelo contrário! Instagram , Youtube e todas as outras redes que tenho presença, acabo falando muito sobre a minha primeira experiência estabelecida fora do Brasil. E que lugar pra ser a primeira de todas, né?

Nos mudamos de mala e cuia pra cá. Minha primeira vez em África. Acho que não teria lugar melhor pra começar

Mas, calma! Vou situar quem não sabe muito sobre a cidade de Maputo.

Maputo é a capital e a maior cidade de Moçambique. Localizada próximo ao extremo sul do país, está a apenas 120 quilômetros das fronteiras com Eswatini e África do Sul. Com uma população de 1.088.449 habitantes (segundo dados de 2017), espalhada por uma área de 347,69 km², Maputo é uma cidade cuja área metropolitana inclui a vizinha cidade de Matola, somando um total de 2.717.437 habitantes.

A cidade portuária tem sua economia centrada no comércio, enquanto sua rica cena cultural e arquitetura eclética a tornam verdadeiramente especial. Maputo, conhecida como Lourenço Marques até 1976, situa-se em uma ampla baía natural no Oceano Índico, onde os rios Tembe, Mbuluzi, Matola e Infulene se encontram.

A cidade é muito cosmopolita, com a presença de línguas e culturas Bantu, Portuguesa, Árabe, Indiana e Chinesa. Sua história remonta a uma vila de pescadores estabelecida pelos antigos povos Tsonga. O nome Lourenço Marques foi dado à cidade em homenagem ao navegador que explorou a região em 1544, mas seu nascimento moderno se deu com a construção de um forte português no local em 1781. A partir de 1850, uma cidade começou a surgir ao redor do forte, e em 1877 ela foi elevada ao status de cidade. Em 1898, a colônia de Moçambique Português mudou sua capital para lá. No final do século XIX e início do século XX, Lourenço Marques cresceu tanto em população quanto em desenvolvimento econômico como uma cidade portuária. Com a independência de Moçambique em 1975, a cidade se tornou a capital do país e foi dado o nome de "Maputo".

um mapa do mundo com um pin no país de moçambique
um mapa do mundo com um pin no país de moçambique

Claro que tem muita história ainda sobre a cidade, mas, talvez, com o tempo, consiga contar mais um pouco pra vocês. Não podemos esquecer que eu ainda estou aprendendo sobre.

Ninguém precisa me dizer que tem muitos expatriados morando aqui. Isso é notável. Conhecemos (eu & Chris) muitas pessoas de diferentes países do mundo que vieram aqui a trabalho. Você, talvez, seja um potencial futuro morador de Maputo e está curioso pra saber como é a cidade, já que não é tão fácil conseguir informações detalhadas sobre o lugar. Nós mesmos não fazíamos ideia do que nos esperava quando chegamos na cidade.

Pra registrar mais um pouco sobre a minha experiência, uso o Youtube. Nessa outra rede eu entro em detalhes/ mostro imagens de como é a cidade pra vocês entenderem mais um pouco.

Bom, voltando...

Maputo é maningue nice. De modo geral, os moçambicanos são bem receptivos. Comparo bastante com a receptividade brasileira. Nem uma sociedade é 100% uma coisa, então, como em qualquer lugar, tem suas exceções.

Se você, como eu, adora cozinhar e não sabe se aqui vai ter tudo o que quer pras suas receitas tenho uma boa notícia pra te contar. Aqui tem tudo e não falta nada. Isso não significa que você vai pagar barato em comida, mas, se quiser, tem!

Por falar em preços: o custo de vida em Maputo não é barato. Tem sempre opções mais baratas fora dos bairros mais "populares" em que os expatriados vivem aqui (Sommerschield, Polana Cimento A, Costa do Sol, etc..). É só sair um pouco dessa bolha que você acha preços bem mais reduzidos de mercado.

Eu já falei tanto sobre Maputo nos meus vídeos, que não vou resistir e vou colocar mais um como referência pra vocês:

De modo geral, Maputo é uma cidade (que eu e muitas pessoas ao meu redor) considero segura, com uma praia linda, com reserva nacional aonde você consegue ver bichinhos, com uma excelente variedade de alimentos, ótimos cafés e restaurantes.

Esse é só meu primeiro texto por aqui, certo?

Ainda tenho muita coisa pra falar. Por hora: Maputo é maningue nice!